[GTER] RES: PPPoe no Mikrotik

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Thu Nov 28 15:06:41 -02 2013

Se voce tem pppoe server em cada site, nao precisa levar nada ate a borda. Apos o pppoe server terá trafego real. A nao ser que queira "esconder a rede", mas se for por esse caminho lembre de problemas de MTU, PMTU discovery e de carga (principalmente se usar EoIP)

Se por outro lado decidir fazer centralizado, ai precisa levar o trafego de cada wireless dos seus APs até a LAN dos servidores PPPoE, tomando os citados cuidados com MTU, PMTU discovery e de carga (ou usar MPLS/VPLS)

Sem contar eventuais custos de suporte na instalação de clientes PPPoE (que podem ser minimizados se o rádio no cliente for de sua gerência)

!3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d