[GTER] Transponders ópticos DWDM para longas distâncias

MrGuga mrguga at gmail.com
Wed Nov 27 23:34:35 -02 2013

Wladimir, 2000 km dá por baixo 400dB de atenuação na melhor das fibras (0.2
dB/km). Mesmo reamplificando no meio do caminho, 100Gbps iria sofrer dos
efeitos não lineares já a partir dos 100km, sem contar a dispersão. Poderia
explicar melhor como isso funciona? Boiei completamente.

E por curiosidade, de onde pra onde tem uma fibra de 2000 km? Seria um cabo
submarino?

Luis Gustavo