[GTER] Mikrotik - Bug da Rota Presa - MUM Curitiba

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Thu Nov 21 18:28:46 -02 2013

Olá

Se você tem uma rede gigante em bridge provavelmente tem anéis de redundância usando RSTP ou outro protocolo para convergência em caso de quedas de enlaces. Se não tem, é bom que pense em ter ;-)

De toda forma, retirar o tráfego dos clientes da bridge do backbone é questão de atribuir blocos para os rádios de atendimento, roteá-los até as bordas de alguma forma (iBGP, OSPF, estático etc.) e retirar as interfaces de atendimento da bridge que agora terá apenas backbone

(Quem faz PPPoE centralizado numa rede bridge gigante precisa de mais alguns passos adicionais)

No meu curso voltado para provedores de internet ("BGP usando mikrotik") fazemos 2 labs dessa migração usando iBGP e RR, cobrindo as formas mais comuns que provedores trabalham. Muitos dos meus alunos implementaram com sucesso. Um deles tem uma rede com mais de 30 mil clientes atendidos (mais uma dezena de provedores que compram link deles) em 29 cidades com mais de 2.5G de link externo (estavam dobrando) e link interno de 1G. E só duas pessoas fazem o suporte nivel 2 dessa rede inteira, sem esquentar muito a cabeça. Passamos 2 dias bolando a migração e foi implementada em apenas uma manhã, sem interromper o serviço.

Não estou dizendo que é a única solução, ou "A" solução para todos os casos. 90% do trabalho de consultoria é pensar na melhor forma de fazer. Implementar toma o restante. Tenho certeza que outras pessoas bastante competentes aqui do GTER tem suas próprias soluções para esse tipo de problema e que devem funcionar perfeitamente também. Cada caso é um caso.

[]s, !3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d