[GTER] Mikrotik - Bug da Rota Presa - MUM Curitiba

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Nov 21 14:49:15 -02 2013

Minha parca experiência me diz que RIPv2 resolveria na minha escala (seriam

> uns 100 gateways no total, pelo que lembro). Como muitos equipamentos -
> principalmente os ponto a ponto para cada repetidora que tenho - são MK,
> fico bem com pé atrás de BGP e OSPF, dadas todas as discussões que vi aqui.

O problema do MK acontece com qualquer forma de roteamento dinâmico, então
RIPv2 x OSPF não muda a questão.

RIP é um protocolo que literalmente R.I.P. em alguns equipamentos, porque
nem é mais testado pelos fabricantes, e eu não usaria mais em lugar nenhum
em 2013. Se você precisa de link-state, use OSPF ou IS-IS; se precisa de
distance-vector, use BGP, mesmo que seja Confed-BGP onde efetivamente você
tem um monte de EBGPs entre redes que externamente usam o mesmo AS. Mas
usar RIP vai te colocar na linha de um monte de bugs que ninguém mais tem.

Rubens