[GTER] Mikrotik - Bug da Rota Presa - MUM Curitiba

Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] elizandro at pachecotecnologia.net
Thu Nov 21 10:42:10 -02 2013

On 11/20/2013 08:50 PM, Bruno Cabral wrote:
> Olá
>
> IPs publicos ou privados tanto funcionam com com iBGP como OSPF. NAT é outra coisa
>
> Tudo depende de como sua rede está organizada. Por exemplo, muitos, muitos mesmo, provedores usam a rede toda em bridge. rodar OSPF traz ganho ZERO em cima de bridge. Existem outras soluções para bridge (inclusive mas não limitado a VPLS/MPLS), que junto com iBGP, resolvem os problemas de grandes redes em bridge bastante bem

> [...]

Agora você me deixou na dúvida, atualmente tenho uma rede com 6 mil
clientes e mais de 200 nós, mesclados entre mikrotik e ubiquiti com a
rede totalmente em bridge.

Como você deve imaginar, os problemas são grandes e estudo a migração
para o ospf, justamente com "trocentos /30".

Até agora penso ser a melhor opção, mas se tiver alguma sugestão, será
de grande valia.

PS: Aguardo pelo seu curso de bgp ;)

Elizandro Pacheco