[GTER] Mikrotik - Bug da Rota Presa - MUM Curitiba

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Wed Nov 20 20:50:29 -02 2013

Olá

IPs publicos ou privados tanto funcionam com com iBGP como OSPF. NAT é outra coisa

Tudo depende de como sua rede está organizada. Por exemplo, muitos, muitos mesmo, provedores usam a rede toda em bridge. rodar OSPF traz ganho ZERO em cima de bridge. Existem outras soluções para bridge (inclusive mas não limitado a VPLS/MPLS), que junto com iBGP, resolvem os problemas de grandes redes em bridge bastante bem

Ja outros provedores tem trocentos links /30. Neste caso OSPF + iBGP com loopbacks é uma solução. Outra são route reflectors. Depende de como a rede está organizada, mesmo. Cada caso é um caso, embora boas práticas possam ser usadas em todas.

[]s
!3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP