[GTER] Switchs Force10

Shine eshine at gmail.com
Tue Nov 5 23:35:41 -02 2013

Essa é uma discussão relativa.
Os datacenters estão se diversificando nas ofertas de serviços. Existe
co-lo, hosting e outras modalidades como IaaS, PaaS, AssS. Bem, para esss
discussão tem muita gente tarimbada na lista como o Pina, o Guimarães.

Cada um tem uma visão de como pode ser implementado o serviço. Eu defendo a
implantação dos ToR da forma mais simplista possível, assim como o Marcelo,
por razões práticas como operacionalidade. O ToR em geral cresce bem
rápido, assim como a quantidade de racks em um provedor datacenter. Mas
fato é que nem todo mundo que tem um datacenter é como um provedor DC ou um
Facebook ou Google, às vezes ter um DC próprio é necessário por razões
diversas (segurança, privacidade, entre outros) e nesses casos enterprise o
que se aplica aos grandes DCs muitas vezes não é necessário.

Então a resposta, para variar, é: depende do seu caso. Se o projeto do ToR
estiver bem especificado e o Force10 S (S50, S60, por exemplo) estiver
dentro do que for especificado, então você não deve ter maiores problemas.
O que se deve pensar em uma especificação? Existem algumas diretrizes
básicas, como: nível de oversubscription (claro, todo mundo quer 1:1,
wirespeed, mas isso tem custo...), quantidade de hosts, quantidade de macs,
quantidade de IP hosts (arp table), limites de filtragem (quantidade e
impacto na performance), densidade de portas, previsão de expansão.
Daí se parte para necessidades específicas como CoPP, variedade de
conectividade (por exemplo tipos de SFP), roteamento dinâmico (normalmente
limitado - switch não é roteador de borda), suporte a IPv6, multicast, MDP,
segurança (storm, snoop, arp inspection), agregação LACP virtual,
integração com DevOps, suporte a Openflow, integração com OpenStack... e
por aí vai.