[GTER] Como monitorar sessões TCP permanente caindo?

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Thu May 2 13:16:06 -03 2013

Olá,

Sob minha jurisdição roda um daemon proprietário de comunicação
multimídia de vídeo. Não é um sistema P2P, todos os usuários se
conectam a um servidor central. E esta comunicação se dá
exclusivamente por TCP em sessões que duram em média 45min.

Em meu NOC mantenho gráficos que monitoram minuto a minuto a
quantidade de usuários conectados e durante o horário comercial,
diariamente existem ocorrências de queda de cerca de 50% usuários
conectados. Dentre os vários servidores que supervisiono em que esta
aplicação roda, apenas um servidor específico em uma colocation
específica é afetado pelo problema.

Então estou enfrentando um dilema "quem veio primeiro: o ovo ou a
galinha?". É o daemon proprietário caixa-preta que está dropando as
conexões ou é o trânsito IP do fornecedor de colocation que está
falhando diariamente durante nosso horário comercial?

Para investigar a suspeita do fornecedor, eu preciso de uma forma de
estabelecer uma conexão TCP permanente entre meu NOC (por exemplo) e
este servidor usando um daemon qualquer, mas que seja TCP permamente.
E em caso de perda de conexão ou queda, isso fique logado, registrado.
Pode ser qualquer daemon com qualquer finalidade outra, mas que me dê
esse efeito colateral de em log registrar as ocorrências. Assim
cruzerei data e hora deste log com o log da aplicação proprietária. Se
as ocorrências casarem, bingo, achei a causa. Se não parecer haver
correlação, preciso inventar outro método.

E então, o que sugerem? Desde já agradeço pela ajuda.

Abraços,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)