[GTER] Dúvidas design iBGP

João Paulo de Lima Barbosa joao at barbosa.net.br
Wed Mar 20 16:17:44 -03 2013

Outra questão de usar iBGP (com ou sem RR) são os pontos de falha. Em seu
cenário atual (sem RR) router A é o gargalo, se ele cai, não para apenas
seu acesso externo, mas toda a comunicação de entre seus routers, pois
todos dependem de A. No cenário de RR com iBGP, o próprio RR será o
gargalo, se ele cai, para tudo também, logo você teria que ter 2 RRs
(redundância). Em ambos os casos você esta centralizando as informações de
rotas de sua rede. (Centralização sempre cria pontos únicos de falha).

Um IGP por outro lado, evita a centralização, então do ponto de vista
interno de seu AS a falha em um router (seja qual for), não ira comprometer
toda a comunicação interna do AS, apenas o ponto falho ficará isolado.

Conclusão, não complique o que pode ser simples!