[GTER] Overhead em PPPoE

Alberto Freire albertofreire at yahoo.com.br
Thu Jun 13 08:55:35 -03 2013

Olá Srs, preciso de uma ajuda...

Estou enfrentado problemas de desempenho em túneis PPPoE, meu cenário está
assim:

Nuvem P <---fiber---> PE <---fiber---> RPT1 <---wireless--> RPT2
<---wireless--> CE

Sendo:
Nuvem P: Servidores web/freeradius e uma CCR como borda do bgp
P: RB1000 (max 80sessões pppoe, ~60Mb total e ~40% cpu)
RPT1: Rocket M5 (3km max de enlace ~30Mb)
RPT2: Rocket M5 (600m max de enlace)

Acontece que quando fixo ip (sem a sessão pppoe) entre CE e PE, o acesso
normaliza e tenho 10Mb de tráfego nos testes da rede. O teste é feito na
rede local, realizando downloads de conteúdo entre o CE e a Nuvem P
(servidores web).

Ao retornar a sessão pppoe, o acesso degrada e a velocidade cai para 4Mb,
quando faço uso de um gerenciador de download consigo atingir os 10Mb no
acesso.

Testes que já realizei no PE:
MTU para 1460 ou 1480 ou clamp to mtu (mk), alteração das queue types para
pfifo ou sfq (pertub 10).

A latência média entre o PE e CE é 10ms (por causa do wireless) e a rede
esta em bridge entre o CE e PE.

Atenciosamente,

Alberto Freire de Melo
Administrador TI - Netlogui - ISP