[GTER] Problema com OSPF Multihop

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Wed Jun 12 00:57:53 -03 2013

Samyr,

O multihop não existe em sessões iBGP. Apesar de vc poder marcar essa opção
ela não tem absolutame nenhuma influência.

Apenas eBGP utilizan de fato o recurso multihop e suas variáveis são
ajustar o TTL para oferecer uma "certa" segurança em virtude de tentativas
spoofadas de estabelecer eBGP com você.

OSPF+multihop na prática só seria aplicável se você falasse OSPF com seu
fornecedor de link (eBGP) no lado WAN, coisa muito pouco provável que
aconteça um dia.

Em resumo, next hops recursivos no iBGP são uma preocupaçao do OSPF e a
funcão multihop simplesmente não tem funcionalidade quando uma sessão é
iBGP (embora você consiga habilitar essa opção no mikrotik)

Abs