[GTER] Problema com OSPF Multihop

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Wed Jun 12 10:35:35 -03 2013

Rinaldo,

O que o Samyr precisa, não é iBGP. É eBGP.

A par de algumas informações, tais como, localização física do A e D, o
problema dele é resolvido, no cenário atual, como o Bruno recomendou
(deixando passar apenas a rota default). E, não há necessidade de
injetar as rotas anunciadas, no OSPF.

Mas a sua recomendação do MPLS, em minha opinião pessoal é extremamente
importante, principalmente se os provedores pensarem na substituição do
OSPF (apesar de não ser necessário, exceto pela eficiência). MPLS é
usado no mundo todo, por pequenos médios e grandes provedores. Além
disto, numa implementação simples já entrega uma série de facilidades
que torna o tráfego na topologia interna muito mais eficiente do que o
OSPF, imagino. Se for uma implementação corajosa, com RSVP, os recursos
são impactantes, o que compensa o esforço da complexidade, que envolve a
Engenharia de Tráfego, cujo exercício, o administrador do provedor só
tem a ganhar.

[]s, Julião