[GTER] Problema com OSPF Multihop

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Jun 11 18:51:01 -03 2013

Olá
Você precisa perceber que B e C precisam ter rotas ou o tráfego não vai mesmo. Só que fazê-los carregar toda a tabela BGP pode não ser indicado (não é, na grande maioria dos casos).
Esta seria uma das muitas soluções para o caso:
1) B e C fazem iBGP com A e D2) A e D anunciam rota default para B e C "if installed" (e talvez rotas com AS-PATH=0), mas nenhuma outra3) B e C setam local-pref em seus filtros de entrada da rota default para A ou D baseado em quem está mais perto4) em caso de queda de (por exemplo) A, a rota default dele para B e C "some" (o "if installed"), as rotas em B e C para D se ativam, o trafego vai pra D5) em caso de queda de D, a rota default dele "some" e o trafego de B e C vai pra A6) em caso de queda entre B e C (ou A e B, ou C e D) o sistema (em B ou C) vira para o lado que não caiu, automático7) note que não enviamos rota full para B ou C, apenas default. B e C não vão ter rota default estática
No meu curso de BGP chamamos essa solução de "U" e é um dos labs do curso. Tem uma outra que chamamos "em linha" que usa Route Reflector em B e C
Esse setup tem alguns macetes, como mover os networks de A e D para os locais onde estejam fisicamente conectados (B ou C), de forma que os anuncios em A ou D só propaguem se as redes correspondentes estejam presentes... fica bem limpo usar iBGP dessa forma, dá pra fazer coisas muito legais sem recorrer a OSPF.
[]s!3runo Cabral
--
Cursos e Consultoria BGP