[GTER] Lentidao no Youtube e Netflix

Sergio Ferreira sergio at wgo.com.br
Tue Jul 30 11:33:26 -03 2013


Kurt, 

	Discordo de você quanto a dificuldade em se conseguir um GGC, Akamai ou Netflix.

	Tenho GGC e Akamai, sempre fui muito bem atendido pelo Google e pelo pessoal do Akamai.

	Se o pessoal de Campinas se juntar e fazer o formulário em nome de um dos provedores e acrescentar o AS dos demais e a soma do trafego destes ASs der mais do que o exigido pelo Google, com certeza eles vão enviar os servidores. Os provedores podem ratear o custo de manter os equipamentos e links para abastecer o cache.

	Quanto ao NetFlix, fui muito bem atendido pelo Flávio Amaral, que se mostrou muito acessível. Só não tenho disponível a banda que ele me solicitou para manter o servidor ( 1,5Gbits por 6 horas diárias ) :-)

	[]'s
	
Sérgio Ferreira
WGO Telecom
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Em 30/07/2013, às 10:32, Kurt Kraut escreveu:

> Olá,
> 
> 
> Não acho que seja esse o nosso caso. O que evidenciei ao Google com meu
> dossiê é que em horários de pico diário, o GGC do PTT-SP e da GVT não
> aguentam a demanda e servem conteúdo com a performance degradada.
> 
> A situação no Brasil é diametralmente oposta ao da matéria gringa: aqui nós
> pedimos e oferecemos infraestrutura para que o GGC seja implantado em
> múltiplos pontos (ex.: a anos o pessoal do PTT-Campinas luta por isso) e o
> Google simplesmente ignora. Recusam qualquer alternativa de "BYOD GGC" e
> dificultam propositadamente que dispositivos de cache armazenem os vídeos.
> Todos funcionam por meio de workaround/gambiarra.
> 
> Quanto ao Netflix, no último PTT-Fórum vi o representante da empresa
> literalmente se recusando a falar com ISPs presencialmente no evento que
> queriam obter mais informações ou hospedar o servidor de cache dele. Eu
> mesmo tentei falar umas 4x com o cara no evento e ele se recusou (de forma
> até desrespeitosa) a me atender nas quatro tentativas. Quando comentei com
> outras pessoas e soube que tomaram fora também, ficou claro para mim que o
> cara não quer conversar com ISPs. O resultado disso é o Netflix prejudicado
> nos ISPs que tentaram se aproximar e foram ignorados.
> 
> Já quanto ao Google, enquanto o Google não tiver um outro competidor
> significativo para o produto YouTube, enquanto o faturamento dos anúncios
> estiver bom e enquanto os usuários continuarem culpando os ISPs em vez do
> próprio Google pela má performance, não vejo qualquer indício que o quadro
> mude. Porque boa vontade para resolver o problema o Google deixou claro
> para mim que não tem.
> 
> 
> Abraços,
> 
> 
> Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)
> 
> 
> 
> Em 30 de julho de 2013 08:57, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> escreveu:
> 
>> É muita petulância querer cobrar de um provedor de conteúdo. Eles é quem
>> deviam pagar para todos os conteúdos do planeta (pois seu produto é o
>> acesso a eles), sem contar que vendem menos banda do que podem entregar
>> ("fator diversidade") e, sem os provedores de conteúdo, a pessoa ia assinar
>> serviço de banda larga pra que?
>> !3runo Cabral
>> 
>>> Ou até mesmo quando um provedor desses não aumenta sua conexão de
>> peering.
>>> O problema é que legalmente ele pode fazer isso porque não existe lei que
>>> obrigue ele a faze-lo.
>>> Então o que sobra é que os usuários são os mais prejudicados porque a
>>> performance do Youtube fica ruim ou a performance do Netflix fica ruim.
>>> Se eles estão tentando cobrar do Netflix ou do Google dinheiro eu não
>> sei.
>> 
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> 
> --
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