[GTER] Lentidao no Youtube e Netflix

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Tue Jul 30 10:32:06 -03 2013

Olá,

Não acho que seja esse o nosso caso. O que evidenciei ao Google com meu
dossiê é que em horários de pico diário, o GGC do PTT-SP e da GVT não
aguentam a demanda e servem conteúdo com a performance degradada.

A situação no Brasil é diametralmente oposta ao da matéria gringa: aqui nós
pedimos e oferecemos infraestrutura para que o GGC seja implantado em
múltiplos pontos (ex.: a anos o pessoal do PTT-Campinas luta por isso) e o
Google simplesmente ignora. Recusam qualquer alternativa de "BYOD GGC" e
dificultam propositadamente que dispositivos de cache armazenem os vídeos.
Todos funcionam por meio de workaround/gambiarra.

Quanto ao Netflix, no último PTT-Fórum vi o representante da empresa
literalmente se recusando a falar com ISPs presencialmente no evento que
queriam obter mais informações ou hospedar o servidor de cache dele. Eu
mesmo tentei falar umas 4x com o cara no evento e ele se recusou (de forma
até desrespeitosa) a me atender nas quatro tentativas. Quando comentei com
outras pessoas e soube que tomaram fora também, ficou claro para mim que o
cara não quer conversar com ISPs. O resultado disso é o Netflix prejudicado
nos ISPs que tentaram se aproximar e foram ignorados.

Já quanto ao Google, enquanto o Google não tiver um outro competidor
significativo para o produto YouTube, enquanto o faturamento dos anúncios
estiver bom e enquanto os usuários continuarem culpando os ISPs em vez do
próprio Google pela má performance, não vejo qualquer indício que o quadro
mude. Porque boa vontade para resolver o problema o Google deixou claro
para mim que não tem.

Abraços,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)