[GTER] IPv6 na Embratel

Leonardo leonardo.porto at iw.net.br
Thu Jul 25 21:36:49 -03 2013

Em 25-07-2013 15:29, Danton Nunes escreveu:

> entre roteadores, se não for necessário ter acesso a eles pela
> internet, pode-se usar os endereços locais, aqueles que começam com fe80.

recomendação do Ceptro no curso foi de nunca usar fe80 pra isso (IPv6
não falta, não será desperdício), além do mais eu preciso conhecer o IP
do meu cliente, saber pra quem eu estou delegando aquele determinado
bloco, controlar banda, etc...
> se for necessário que tais interfaces tenham endereço IP alcançável de
> fora, como nesse caso normalmente os endereços são configurados
> estaticamente, não vejo motivo para o /64, pode apertar mais e usar
> /126 nas interfaces ponto-a-ponto sem dó.
como eu disse, o pessoal do Ceptro recomenda /64 mesmo que a princípio
sejam usados apenas 2 endereços, desperdício não conta...

> digamos que a CPE autoconfigure a interface com a operadora, e receba
> por ela um endereço /48, p.ex. por DHCPv6. é brincadeira de criança
> derivar um /64 daí. ela pode por esse /64 na interface interna e se
> anunciar para a rede interna como roteador. a macacada interna se
> autoconfigura por SAA. não haverá confusão entre endereços internos e
> externos porque na tabela de rotas o prefixo mais específico tem
> precedência. o endereço próprio do roteador (CPE) pode ir para uma
> interface tipo loopback com /128 e fica 'pingável' tanto de fora
> quanto de dentro.
a autoconfiguração é o primeiro problema: preciso saber o IP da cpe
cliente, preciso conhecer o cliente para controlar banda e fazer
autenticação http por exemplo... a parte interna claro seria simples
como você citou, mas autoconfiguração não é boa opção, como ISP preciso
registrar todo cliente
o que fica nebuloso é aquele primeiro momento, onde a cpe não conhece
meu router e vice-versa... atualmente em v4 ele recebe um IP via dhcp e
automaticamente passo a conhecer e controlar esse endereço... no v6 ele
receberia um bloco, não só 1 endereço, mas antes disso precisamos
"conversar" e então a partir daí eu registro tudo... não sei se fui claro...