[GTER] IPv6 na Embratel

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Mon Jul 29 16:20:12 -03 2013

On 25/07/13 21:36, Leonardo wrote:
> recomendação do Ceptro no curso foi de nunca usar fe80 pra isso (IPv6
> não falta, não será desperdício), além do mais eu preciso conhecer o IP
> do meu cliente, saber pra quem eu estou delegando aquele determinado
> bloco, controlar banda, etc...
> como eu disse, o pessoal do Ceptro recomenda /64 mesmo que a princípio
> sejam usados apenas 2 endereços, desperdício não conta...

Recomendamos /127, se possível. Se não for (se os roteadores não
suportarem), /126. Se você quiser ser muito conservador, reserve um /64,
mas configure um /127, ou /126.

http://youtu.be/lRty4OlZWjA?t=12m51s

Não lembro de abordarmos a questão de usar apenas endereços link local
em nosso curso. Acho que isso pode atrapalhar o gerenciamento. Algum
desses endereços link local apareceria num traceroute? Seria estranho,
não? E se você quiser dar um ping no endereço da interface, desde uma
outra rede, pra testar algo do roteamento em si? Não daria, certo? Então
acho que pode funcionar, mas no geral não parece uma boa idéia.

[]s
Moreiras.