[GTER] Utilizar baterias de 48 amperes automotivas

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Tue Jul 16 17:55:59 -03 2013

2013/7/16 Alexandre J. Correa (Onda) <alexandre at onda.net.br>

> Precisa ver a especificação do seu no-break de qual corrente maxima ele
> suporta para o banco externo...
>
> eu arrisquei em um no-break de 3.000va que tinha antigamente, sempre
> funcionou, no manual falava para maximo de 40ah ... eu usei um banco de
> 200ah, tomei o cuidado de usar cabos de 25mm na saida para o banco..
>
> a corrente de CARGA é muito baixa. mas quando falta energia, a inversão de
> 12v (ou 24v que era meu caso) vai ter uma corrente maior.. uma situação que
> medi na epoca foi que o no-break com 70% de carga (2.1kva) consumia em 24v
> cerca de 200~210 ah do banco..

> [...]

Alexandre,

Não são as baterias que determinam o quanto o nobreak vai consumir e sim a
carga e a eficiencia do seu circuito.

O problema com baterias maiores é que, como você mesmo citou, a carga nem
sempre é feita de forma adequada. Vai levar muito tempo para o nobreak
carregar um banco desses e algumas vezes ele pode ser até incapaz de manter
a carga adequada.

A falta de carga adequada por sua vez, vai estragar as baterias automotivas
que não são feitas para funcionarem com ciclos de descarga completos (100%
de descarga).

No automóvel a bateria é descarregada rapidamente na partida e depois fica
carregando continuamente (com alta corrente) enquanto o motor esta
funcionando. A maior parte das baterias automotivas funcionam bem (e são
especificadas) para trabalhar com em média 20% de descarga e força-las além
disso vai comprometer sua vida útil.

Consulte por baterias de ciclo profundo, que são as mais adequadas para uso
em nobreaks.

Att.,
Luiz