[GTER] Tabela ARP - switch

Shine eshine at gmail.com
Tue Jul 9 02:20:21 -03 2013

Douglas,

A tabela MAC em geral é uma tabela CAM que armazena o valor de endereço mac
e a porta relacionada a este mac por um tempo determinado.
Antigamente a tabela era fixa, determinada, mas atualmente existem muitos
chipsets que fazem compatilhamentos das CAM e TCAMs de uma forma mais
flexivel, podendo beneficiar o desenvolvimento dos produtos de rede para os
diversos mercados. Afinal, as necessidades do dimensionamento da TCAM/CAM
variam de ambientes de rede distintos, por exemplo uma rede metro tem
necessidades diferentes de um datacenter que também tem necessidades
diferentes de uma rede local enterprise.

Eu não vejo que haveria uma manipulação de otimização da forma como vc
descreveu na tabela mac em switches de alta performance, mesmo havendo
limitações no silício para tabelas CAM muito extensas. Observe que a tabela
mac tem bastante informação, mas em pequenos blocos, como essa
otimização/soma iria levar informações diversas como VLAN relacionada ao
mac, porta física e tempo de armazenamento do endereço (é, mac tem tempo de
vida limitado na tabela...) ???