[GTER] Tabela ARP - switch

Eng. Fabio Roberto ipsolon2005 at gmail.com
Fri Jul 12 09:06:45 -03 2013

Os modelos mais simples gravam apenas porta e o mac aprendido em tal
porta, já os modelos de maior porte a tabela MAC possuem também a
informação da VLAN atrelada as informações acima, gravando portanto MAC,
PORTA e VLAN. Provedores e Operadoras que lidam com vários clientes e
vlans, precisam se preocupar com essa informação, pois se um MAC aparece
em duas VLANS e em portas diferentes, simples ou equipamentos com tabela
MAC somente com as informações de endereço físico e porta não
funcionarão, pois o switch se perderá achando que o MAC está ou em uma
ou em outra porta. Um exemplo prático de um equipamento que _não_ usa a
informação de VLAN atrelada à tabela MAC é o Nanobridge (Ubiquiti), se
você tiver um mac aparecendo em duas vlans, ele não suporta. Ora vai
funcionar e ora não.

Att.

Em 09/07/2013 02:20, Shine escreveu:
> [...]
> necessidades diferentes de um datacenter que também tem necessidades
> diferentes de uma rede local enterprise.
>
> Eu não vejo que haveria uma manipulação de otimização da forma como vc
> descreveu na tabela mac em switches de alta performance, mesmo havendo
> limitações no silício para tabelas CAM muito extensas. Observe que a tabela
> mac tem bastante informação, mas em pequenos blocos, como essa
> otimização/soma iria levar informações diversas como VLAN relacionada ao
> mac, porta física e tempo de armazenamento do endereço (é, mac tem tempo de

>>> 60xx => 16K de tabela MAC;