[GTER] Opinião switches datacom

Paulo Dias - Telbrax paulo at telbrax.com.br
Wed Jan 16 07:56:15 -02 2013

Já trabalhei com switchs da Datacom em diversos cenários e posso lhe dizer
que dependendo da aplicação a linha DM3000 ou 4000 é altamente recomendada.

Em uma rede tipicamente layer 2 tivemos alguns transtornos relativos a bugs
de firmware e hardware, que após ser reportado foi prontamente identificado
e corrigido pela Datacom.

- QinQ funciona perfeitamente mas recentemente tivemos problemas ao tunelar
o protocolo PVST. Após uma série de testes e diagnósticos identificamos que
não era possível rodar o QinQ com o L2TP habilitado para o protocolo PVST
pois o mesmo barrava os BPDUs gerando loop na rede do cliente. Isso foi
corrigido com um novo firmware lançado no final do ano passado.

- STP / RSTP e MSTP funciona muito bem, nunca tive problemas. A Datacom
recomenda o uso do EAPS, mas com este tive uma série de problemas quando
ocorria um evento na rede.

- Outros recursos com backup-link (que permite habilitar uma rota de
contingência para o switch em caso de falha da rota principal) e o
link-state-trace (que monitora uma porta para derrubada quando a porta de
uplink ficar down) são recursos interessantes e funcionam perfeitamente.

- LACP funciona bem, também nunca tive problema.

Um recurso que sinto falta é o NO-MAC-LEARNING, acho que a Datacom poderia
ter implementado em seus switchs metro ethernet.

Um outro switch que já usei é o DEMARC (EDD-2104G2) que possui os mesmos
recursos da linha DM3000, com algumas limitações, e serve para ser usado
como CPE. São 8 portas, sendo 4 portas ópticas, 2 1000FX, 2 100/1000FX e 4
portas elétricas 10/100/1000.

Espero poder ter ajudado.

Abs!

Em 15 de janeiro de 2013 17:10, Guilherme '
<guilhermemonteiro4 at hotmail.com>escreveu:

> Senhores,
> Estamos avaliando alguns switches Datacom, alguém poderia acrescentar
> alguma experiência (boa ou ruim) com esses switches?Usando coisas básicas,
> spanning-tree, QINQ etc.
>
> Muito Obrigado.

Atenciosamente,

*Paulo Renato Avellar Dias*
*Coordenação de Tecnologia • Analista de Redes*
Tel: +55 (31) 3305-5660
Cel: +55 (31) 9796-3149
INOC: 28250*100
paulo at telbrax.com.br