[GTER] Desvio de trafego de transito pelo PTT

MrGuga mrguga at gmail.com
Mon Feb 25 18:07:45 -03 2013

Provavelmente porque esse participante que está no PTT já deve ser cliente
(direto ou indireto) da GVT. A publicação de rota mais especifica no PTT
não é o problema, e sim o fato da GVT não bloquear o aprendizado de
prefixos de seus clientes no PTT, o que causa o desvio de tráfego. Aí um
prefixo mais específico que deveria estar exclusivamente no PTT acaba sendo
propagado adiante pela GVT, pois todo provedor propaga prefixos dos seus
clientes, além dos próprios prefixos.
Isso pode ter como consequencia uma subutilização do seu link (direto ou
indireto) com a GVT devido ao desvio via PTT (conveniente se o seu link com
o PTT for grande), mas em compensação algum tráfego pode estar a 1 hop de
você e acabar sendo "sugado" pelo prefixo especifico que a GVT publicou e
indo parar no PTT também.

Só não descobri ainda se a GVT não filtra os prefixos no PTT porque
esquecem de verificar, porque não sabem que tem que fazer isso, ou se é
política não fazer isso (o que seria muito estranho).

Luis Gustavo.