[GTER] Nagios ou Zabbix

Leandro Toledo leandrotoledo at member.fsf.org
Mon Feb 4 16:14:37 -02 2013

Bom, já trabalhei bastante com os dois.
São observações baseadas em experiência própria:

Nagios/Icinga:
  - Fácil desenvolver scripts
  - Diversos scripts já disponíveis na internet
  - Setup simples (GNU/Linux, Apache, PHP)
  - Recomendaria quando o cenário tem enfase em monitoramento de
    aplicações que precisam de scripts customizados, é muito fácil
    desenvolver/encontrar um.
  - Detecta "flapping"
  - Suporta estados soft/hard

Zabbix:
  - Interface web amigável
  - Toda configuração pode ser feita pela interface web
  - Exige LAMP (GNU/Linux, Apache, MySQL e PHP)
  - É possível atribuir checagens a Proxys
  - Possui agente (checagem passiva) nativo
  - Possui serviço de Discovery (que mapeia o parque e faz inventorio
    automaticamente) e Templates (que através do Discovery já associa o
    servidor a um grupo de serviços a serem monitorados).

Tudo isso tem um preço, acho o Nagios mais performático, primeiro por
dispensar o SGBD, e depois acho que pra adicionar um host/serviço no
Nagios é mais fácil (e menos cliques no Zabbix). Mas quando o Discovery
do Zabbix funciona é uma beleza!

Bem por cima é isso.