[GTER] Perda de pacotes com enlaces COMBA FOS+

Rinaldo Vaz rinaldopvaz at gmail.com
Thu Dec 12 16:07:17 -02 2013

Rômulo,

  (expondo alguns fatos)

   O primeiro problema já foi exposto aqui, que é o desempenho muito baixo
em conexões TCP, o segundo é a quantidade de rádios que vem com defeito ou
apresentam defeito quanto postos em produção. Na última empresa onde
trabalhei havia um saco com dúzias de ODU's com defeito. Os rádios
simplesmente paravam sem explicação.

   Como você procura mais relatos de problemas, posso te dizer um terceiro
(não vou nem comentar os modelos MLxx pois esses foram uma experiência que
não deu certo), os modelos "melhores" FOS Plus que tenho em produção aqui
onde trabalho simplesmente param de responder ao gerenciamento SNMP e
precisam se intervenção fisica para retornar o normal funcionamento. Em
outras palavras desistimos literalmente de gerenciar esses equipamentos por
SNMP, não sabemos nada sobre seus alarmes, níveis de sinal e outras
informações.

   Felismente (ao menos para mim) foram apenas poucos enlaces que a empresa
comprou para testar. A grande maioria dos rádios do backbone são Ceragon
com tempos de "link UP" acima de 500 dias.

   Apesar dos modelos FOS-Plus terem apresentado um desempenho melhor que a
desastrosa linha ML ainda não me oferece confiança para usa-lo em backbone.
Infelismente ainda não há muito o que melhorar, principalmente no quesito
gerência, pois além das falhas de coleta SNMP, os FOS-Plus tem um acesso
telnet com usuário "root" e senha "123321" que nunca consegui descobrir uma
maneira de mudar. Qualquer um pode entrar no rádio via telnet, reinicia-lo
e fazer outras coisas mais.

   Também é lamentável a "reação padrão" do suporte da Comba ao dizer quase
sempre que é preciso aumentar o tamanho das antenas. Imagine o sujeito ir
ao médico tratar de impotência sexual e o médico dizer que o remédio é
dormir com a Gisele Bundchen. Pois bem, é mais ou menos assim que enxergo
quando compro um link com antenas de 1.2 e o fabricante me diz que preciso
colocar uma antena de 1.8m na minha torre (quando o próprio fabricande me
indicou 1.2m) , pois mesmo que eu consiga pagar um preço absurdamente maior
(que não estava nos planos) por esse tamanho de antena, posso não conseguir
colocar em minha torre em nenhuma hipótese. Ou seja, um remédio muito caro
que a maioria vai ter dificuldades para tomar

   Meu conselho para quando o suporte da Comba sugerir trocar as antenas é
trocar apenas o rádio por um PTP-800 e deixar na mesma antena Comba (sim é
compatível).

Abs