[GTER] FC 8Gb vs iSCSI 10GB

Shine eshine at gmail.com
Tue Apr 30 15:11:02 -03 2013

Douglas,

Pelo que entendo, a necessidade é o motivador de uma implementação. Na
minha visão, quando fazemos um projeto temos que ter em mente não somente
se o projeto é tecnicamente eficiente ou mais eficiente, mas ver outros
aspectos como operação, previsão para os futuros desdobramentos.

FCoE tem eficiência por ser um protocolo dedicado, ele tem menor latência.
Mas exige em algum momento conexão dedicada e fecha muito as possibilidades
de fabric na comutação, não há muitos fabrics capacitados para rodar FC ou
FCoE. Fora o trabalho de operar e depurar. Mas pode ser considerado em
ambientes de alta capacidade.

iSCSI é uma tecnologia menos potente, mas roda em cima de TCP/IP, algo que
todo mundo já colocou no mundo todo. É mais simples de implementar, manter
e ampliar, além de ter mais compatibilidade de soluções. Não obstante é o
padrão mais usado atualmente.

Na minha opinião pessoal, acho que usar iSCSI hoje é uma aposta mais
concreta do que FC. Com a massificação do 10GE e a vinda do 40GE e 100GE,
não acredito que haverá gargalos futuros e o aumento de processamento deve
ser mitigado com a vinda de processadores mais otimizados no futuro.

Tenho uma impressão daquela conversa antiga do ATM vs Ethernet. ATM era
tecnologicamente mais "limpo", mas a simplicidade de implantação e
compatibilidade do Ethernet foram determinantes na escolha.