[GTER] Quando o ministro fala "hub" ele quer dizer PTT?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Apr 23 18:12:48 -03 2013

Realmente nunca parei para perguntar sobre o trafego das grandes por lá, só
> tinha a ideia de que eles estando lá, estão entregando trafego. Mas
> pensando bem, pode ter o mesmo sentido de várias grandes empresas que
> estão, por exemplo, no PTT-SP e não entregam tráfego lá (só estão presente
> para constar).

No caso do PTT-Metro até dá para ter uma idéia pelos que não estão no
ATM... mas mesmo no ATM, uma rede pode decidir usar ou não as rotas ali
publicadas.

> E quanto a todos esses alto custos que mencionou para um aumento de CDNs,
> foi justamente o que quis dizer sobre uma ajuda do governo. Claro, utopia,
> mas é uma hipótese para melhorar trafego internacional. Fora que aumentando
> CDN aqui, diminui o trafego comum internacional e eles podem ser abastecido
> mais facilmente (isso em trafego, não em $).

Não é tão utópico: o governo já tem comentado de uma possível zona franca
digital, prevista para ficar em Fortaleza, onde a importação de
equipamentos seria barata mas o equipamento teria que ficar dentro de um
datacenter na zona franca. Aí a questão seria se as CDNs conseguiriam ou
não trânsito internacional barato lá... talvez consigam, pois Fortaleza é a
convergência de todas as rotas ópticas pelo Atlântico.

Fortaleza está a uns bons ms de SP e mais ainda do Sul, mas já fica melhor
do que Miami e bem melhor que NYC, SFO ou LAX.

Rubens