[GTER] Registro.BR DNS Slave - Sugestão

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Sep 19 17:12:05 -03 2012

On 19-09-2012 15:58, Rubens Kuhl wrote:

> Bem baixa. Os servidores autoritativos rodam software distinto dos de
> delegação.
>
> host -t txt -c CH version.bind a.dns.br version.bind descriptive text
> "NSD 3.2.11" (igual para b.dns.br e e.dns.br)
>
> host -t txt -c CH version.bind f.dns.br version.bind descriptive text
> "9.6-ESV-R7-P2" (igual para c.dns.br e d.dns.br)
>
> host -t txt -c CH version.bind a.sec.dns.br version.bind descriptive
>  text "9.7.6-P2"
>
> host -t txt -c CH version.bind b.sec.dns.br version.bind descriptive
>  text "9.7.6-P2"

> [...]

Isso eu já desconfiava :-)  Mas é contornável de diversas formas.  E sei
que existem outros "detalhes" que também teriam que ser tratados, como
uma /24 anycast, e se há ou não poder de processamento suficiente nos
servidores de delegação para também assumirem a função de autoritativo,
ou se seriam necessários mais equipamentos.

Encaro a expansão dos autoritativos como uma extensão natural do
trabalho que foi feito para os servidores raiz e de delegação (raiz da
ccTLD), e com o mesmo objetivo básico: aumentar a resiliência da ccTLD
.br...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.