[GTER] Operadora limpando parâmetros de rotas BGP em MPLS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Oct 9 13:40:21 -03 2012

Senhores,
agradeço a prestatividade, e peço desculpas pela demora no feedback.

Me expressei inadequadamente na abertura da thread.
Até pouco tempo eu não havia trabalhado com a Oi em redes MPLS-VPN usando
BGP.
Estou tendo dificuldades e assimilar a abordagem deles...

Primeiro aspecto que me deixou confuso(e curioso) foi o fato de eles
reescreverem o meu AS Inválido da origem da rota, e também os prepends que
eu eventualmente coloca-se, trocando pelo ASN deles próprios...
   Isso dispensa o uso do allowas-in.
   E complica um pouco para entender o backbone deles.

Além disso, estou redistribuindo um IGP(não iBGP) do meu mesh para dois
circuitos ligados à nuvem MPLS.
   Estou tendo problemas com rotas "presas", que não se atualizam no BGP
mesmo sendo atualizadas no IGP.
   Foi então que comecei os mais diversos testes... set daqui, set dali...

   Abri a thread quando percebi que eu não estava tendo sucesso em
influenciar o roteamento na nuvem alterando os parâmetros das rotas
publicadas(MED/Metric e Local-Preference).
      Como disse, me expressei mal
         No caso do local-preference, não esperava que ele volta-se para
mim nos outros circuitos(propagasse), apenas que a nuvem da Oi fosse
respeitá-lo na escolha das rotas.
         No caso do MED(metric), como as rotas diretamente conectadas do
BORDA eu estava recebendo com o MED setado em ZERO, imaginei que ele fosse
ser propagado...

A operadora, até o momento, não me divulgou sua política de communities.

Estou aqui testando o comportamento da rede, mas até agora só consegui
influenciar o roteamento na nuvem pelo AS-Path mesmo...

P.S.: Quando eu disse curioso, foi para descobrir como eles faziam essa
troca de tudo que eu manda-se com AS inválido pelo AS deles.
      Isso porque fiquei imaginando uma técnica minimamente automática de
fazer essa troca.
      O Rinaldo tirou um coelho da cartola e descobriu como 'provavelmente'
é o route-map que faz isso.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação