[GTER] Controle de banda no JUNOS

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Thu Oct 4 16:33:41 -03 2012

Utilizo esta formula mesmo.

Fabio medir tráfego com média de 5 segundos, é bem difícil o valor ficar
exato. Seu cliente vai receber o gráfico com esta granularidade? Aqui
utilizamos no Juniper,  gráficos no Cacti de com granularidade de 1 minuto
e na média deste minuto a banda é praticamente 100%  do  configurado no
policer.  Principalmente que para haver o "controle" a banda "tem" que ser
excedida, exceto quando o limite é físico da interface.

E tem o que o Diego falou. Se cliente não tiver noção nenhuma de como
funciona banda, protocolos , tcp , janelamento , limites e controles, e se
a dor de cabeça não vale a pena, coloque 1mbit a mais..  Vide a GVT que
coloca de 2 a 3mbits a mais no ADSL, que independente das perdas do
protocolo, sempre em testes de velocidade da uma velocidade maior que a
contratada..

[1] Um cliente pode usar mais banda que o outro: problema do ganha
mais quem chora mais :-)

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , MTCRE, MTCINE, JUNCIA-ER