[GTER] Controle de banda no JUNOS

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Thu Oct 4 12:10:35 -03 2012

Não existe uma resposta única para o cálculo do burst.

Algumas informações para ajudar (ou complicar de vez :-) ):

- todos os policer do JUNOS usam o algoritmo de token bucket
- considera o pacote e não o frame, isto é, os headers L1/L2 não são
incluídos no policiamento
- burst muito pequeno implica em não atingir a velocidade máxima policiada
- burst muito grande implica em problemas [1] quando o tráfego de
multiplos clientes são jogados em uma única fila de saída (em outras
palavras, quando não há qos aplicado)
- burst pequeno significa controle forçado do tráfego policiado (1M
passa só 1M e não 1.01M) - mas lembre do item anterior referente ao
problema de burst muito pequeno

Existe a fórmula para calcular o melhor burst size. Eu costumo usar o seguinte:

- qualquer interface < 1G, eu uso a fórmula
- interface física de 1G: burst de 625k (independente da banda
policiada por vlan)
- interface física de 10G: burst de 6250k (independente da banda
policiada por vlan)

A melhor resposta de todas: encontre o melhor burst-limit para a sua
aplicação. Como ? Fazendo testes.

Você pode ajustar o burst para melhor atender o perfil de tráfego de
cada aplicação. Mas esse caso é quando você já está utilizando um
nível bem avançado de QoS. É quando você começa criar perfis de CoS
para diferentes tipos de aplição: voz, VoD, Video Real-Time,
transações financeiras, etc.

[1] Um cliente pode usar mais banda que o outro: problema do ganha
mais quem chora mais :-)

[]s

./diogo -montagner
JNCIE-SP 0x41A