[GTER] CAT6 X CAT5

Ricardo Mussini ricardo.mussini at ufabc.edu.br
Thu Nov 29 08:49:58 -02 2012

Pense que o cabeamento da rede é a parte mais dificil de ser modificada
e que este deve te atender por uns 10 anos.
historicamente a TIA-569 tem sido revisada a cada 10 anos e sempre
exclui um padrão antigo.
hoje ela reconhece CAT5, CAT6, CAT6A e alguma coisa de CAT7/7A, tudo
indica que na proxima revisão o CAT5 sera retirado (assim como aconteceu
com o CAT3).
Os fabricantes normalmente lançam produtos que são compativeis com os
padrões estabelecidos pela 569, e pode ser que daqui alguns anos apareça
algum produto compativel com CAT6 ou superior (ex.: 10GBase-T).
O que vejo no mercado é use sempre um padrão atual, a bola da vez: CAT6