[GTER] Ethernet nic

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu May 17 08:49:19 -03 2012

On 16-05-2012 12:40, Welisson wrote:
> Aproveitando o tópico, Rodrigo e Henrique, vocês estão utilizando a
> placa de rede Intel Quad Ethernet 1Gbp/s chipset 82576, driver igb?

Sim, mas driver igb de que kernel?  Essa é uma pergunta relevante :-)

Aqui usamos excusivamente kernels 3.0 e 3.2 para roteamento.

> Caso positivo, qual a banda passante nessa interface e pps?

Nos equipamentos antigos, ~765Mbps, ~90kPPS.  No novo, que não está em
produção ainda, um teste de carga conseguiu ~1Gbps, ~1Mpps.

> A duvida minha é na seguinte questão, tenho um cenário na seguinte
> config. um servidor R710 x5650, com uma interface desse modelo PCI-e
>  com aproximadamente 750Mbp/s, 91Kpp/s de out e 73Kpp/s in, fazendo

Dell?  Esteja com o firmware todo atualizado, e desligue toda a gerência
de energia da configuração do UEFI, colocando tudo em máxima
performance.  É a mesma coisa com as HP...

> roteamento interno e no mesmo servidor tenho umas broadcom BCM5709
> ligada com alguns upstream, a grande questão é nessas
> interfaces(BCM5709) não tenho problema de perda de pacotes, oque já
> não ocorre na intel, tendo cerca de 1% de perda em todos os
> equipamentos atrás da mesma, em horário de pico.

Você vai ter que descobrir onde na máquina está havendo o descarte (não
precisa ser no igb, pode ser antes dele).  E possivelmente vai precisar
ajustar o driver igb via ethtool e parâmetros, senão ele descarta mesmo.
  O problema é que esse ajuste depende da composição do seu tráfego e do
equipamento onde o igb está rodando, então não adianta seguir receita de
bolo.  Ajuste aos poucos, até encontrar o ponto ótimo de trabalho.

> Vocês chegaram a ter algum problema desse nível?

Sim, ela descarta em alguns casos.

> Load do servidor não passa de 0,10 qdo tem algum update no bgp, fora
>  isso o load é na casa dos 0,01 e 0,05.

load não diz nada em equipamento Linux quando a carga é em kernel
threads, ou pior ainda, em interrupt handler...

Use o perf, e/ou vmstat para descobrir o que está acontecendo, vai ter
que aprender "experimentalmente" qual a quantidade de context switches e
interrupts que teu equipamento aguenta em cada CPU.  Fique de olho nas
IPIs e TLB flushes...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.