[GTER] Equipamento GPON / GEPON (Resumo)

Klaus Schneider klausps at gmail.com
Mon Jun 4 20:48:10 -03 2012

Sem contar a durabilidade do cabo UTP, onde um par metálico começa a se
deteriorar depois de 2 anos, principalmente nas terminações. Hoje o FTTx
está se tornando uma tecnologia viável devido a redução de custos,
principalmente devido a novos métodos de conexão, e uma maior capacidade de
escalonamento, visto que não será necessário grandes mudanças para
implementar novas tecnologias dentro de uma rede já existente.
Se querem crescer sem se preocupar com o amanhã, a fibra é o caminho, mas é
preciso ter em mente que não basta pendurar um cabo no poste, manter uma
documentação eficiente em uma rede FTTx é algo bem complexo.

2012/6/4 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>

> Vejo dois problemas em UTP:
> 1) não é uma rede que tem valor de revenda
> 2) não tem muita segurança (*), pois qualquer um pode subir no poste e
> crimpar um cabo e escutar a rede (se forem switches) ou forçar sua presença
> (ataques man in the middle, por exemplo, capturando tráfego direcionado ao
> servidor PPPoE)
> Vejo duas vantagens em HFC frente a fibra:
> 1) baixo custo de ativação (e até porque existe um mercado de usados em
> cable modems e CMTS)
> 2) baixo custo da equipe de instalação (um instalador de nivel baixo
> [...]

/*
 * Klaus Schneider
*/