[GTER] Equipamento GPON / GEPON (Resumo)
Bruno Cabral
bruno at openline.com.br
Mon Jun 4 17:35:57 -03 2012
Vejo dois problemas em UTP:
1) não é uma rede que tem valor de revenda
2) não tem muita segurança (*), pois qualquer um pode subir no poste e crimpar um cabo e escutar a rede (se forem switches) ou forçar sua presença (ataques man in the middle, por exemplo, capturando tráfego direcionado ao servidor PPPoE)
Vejo duas vantagens em HFC frente a fibra:
1) baixo custo de ativação (e até porque existe um mercado de usados em cable modems e CMTS)
2) baixo custo da equipe de instalação (um instalador de nivel baixo consegue passar o cabo coaxial, que é resistente, e crimpá-lo. Um passador de fibra + conectorização custa bem mais e perde muito mais tempo numa instalação)
Ninguém aqui comparou com o "método GVT" (que a OI está começando a implementar também, pelo menos aqui em minha cidade) de andar com fibra e de tantos em tantos metros por uma caixa num poste com um concentrador ADSL e switch, dessa forma fica poucos metros até cada cliente, onde pode instalar VDSL ou mesmo fibra (para vender 100M ou velocidades até maiores). Vantagem desse método: custo consideravelmente mais baixo que HFC ou FTTH
[]s!3runo Cabral
(*) sem contar a dificuldade de controle de banda ou alguém, por má fé, meter um loop na rede
--Cursos e Consultoria BGPNovas turmas em http://www.mcosta.eng.br/cursos/
> Levando-se em conta o custo final de ativação do cliente, qual a opinião de vcs com relação ao atendimento ao cliente atraves de UTP ? Ou UTP é "DEUS ME LIVRE" ?
>
> Analisando somente o lado financeiro chegamos a conclusão que o UTP é o projeto "mais em conta" para atendermos o cliente com cabo, quem tem mais experiência podia nos dar um breve comparativo do porque não usar UTP e partir para FIBRA.
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