[GTER] Ethernet nic

Welisson welisson at conectcor.com.br
Mon Jun 4 16:42:32 -03 2012

> Olhe nas opções do BIOS/EFI.  Olhe os parâmetros do kernel para limitar
> o número de C-states se o BIOS não permitir ajustar isso direto, e
> use o governor "performance" para travar em modo performance se
> necessário.  Para desabilitar PCIe L0s e L1, ou o BIOS tem a opção, ou
> você vai precisar escovar bit via setpci, que eu não recomendo.  Sugiro
> também desabilitar a gerência de energia do QPI se o BIOS deixar, bem
> como qualquer outra opção que aumente a latência do equipamento.
>
> A máquina fica ligeiramente mais rápida e com menor latência de pior
> [...]
Olá Henrique, observando e estudando essa questão do L0s e L1 observei
que é possível setar via kernel também, conforme link abaixo.

http://docs.redhat.com/docs/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Power_Management_Guide/ASPM.html

Agora no lspci pelo que analisei ele também encontra com ASPM disable
conforme saida abaixo.

           LnkCap: Port #2, Speed 2.5GT/s, Width x4, ASPM L0s L1,
Latency L0 <4us, L1 <64us
                         ClockPM- Surprise- LLActRep- BwNot-
           LnkCtl: ASPM Disabled; RCB 64 bytes Disabled- Retrain- CommClk+
                         ExtSynch- ClockPM- AutWidDis- BWInt- AutBWInt-

Será que você pode me enviar a saída do seu
/sys/module/pcie_aspm/parameters/policy e do lspci dessa interface Ethernet?

P.S: Sobre a bios estarei fazendo isso num momento oportuno, para assim
dar um reboot no servidor e analisar.

Att,

Welisson Tomé