[GTER] Ethernet nic

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Jun 4 18:02:36 -03 2012

On 04-06-2012 16:42, Welisson wrote:
> Agora no lspci pelo que analisei ele também encontra com ASPM disable
>  conforme saida abaixo.

Se o ASPM está desabilitado, até onde sei ele vai desligar os L0s e L1
(assim se espera, pelo menos.  Já vi coisas bem estranhas acontecerem,
mas normalmente hardware de servidor não é tão porcaria assim).  E
possivelmente precisa desligar isso inclusive nas root bridges PCIe.
Aí você está sim catucando bicho desconhecido com vara curta, e é
melhor deixar quieto se o BIOS/EFI não possuir uma opção para fazer
isso.

> Será que você pode me enviar a saída do seu
> /sys/module/pcie_aspm/parameters/policy e do lspci dessa interface
> Ethernet?

cat /sys/module/pcie_aspm/parameters/policy
[default] performance powersave

Mas todos os ASPM listados em lspci estão em ASPM Disabled (nas briges,
placas ethernet, etc).  LnkCap ainda lista L0s e L1, e as latências nas
placas melhores, mas não está habilitado...

Numa dual 82576 (2x1 GbE) instalada nesse servidor, ficou assim:

LnkCap: Port #0, Speed 2.5GT/s, Width x4, ASPM L0s L1, Latency L0 <4us,
L1 <64us
         ClockPM- Surprise- LLActRep- BwNot-
LnkCtl: ASPM Disabled; RCB 64 bytes Disabled- Retrain- CommClk+
         ExtSynch- ClockPM- AutWidDis- BWInt- AutBWInt-
LnkSta: Speed 2.5GT/s, Width x4, TrErr- Train- SlotClk+ DLActive-
BWMgmt- ABWMgmt-

É uma HP DL360G6, com o EFI setado para modo performance e com tudo que
é besteira detonadora de performance desligada.  O único ladrão de
performance que não ouso desligar são os relacionados à RAM ECC... quem
diz que memória não dá pau e não erra bit é porque ou nunca tomou conta
de um datacenter, ou nunca aprendeu a acessar os contadores de erro e
por isso nunca notou os CEs (erros corrigíveis).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.