[GTER] Fwd: Re: Equipamento GPON / GEPON (Resumo)

Marcos Rogerio Salvador marcosrs at cpqd.com.br
Sat Jun 16 11:04:42 -03 2012

Trabalho no CPqD e participei do desenvolvimento do sistema GPON da
Padtec (alguns bons anos atras), que assim como TODOS os outros
existentes no mundo, oferece 2.5Gbps downstream e 1.25Gbps upstream
por interface GPON na OLT (operadora), onde cada interface pode
alcancar ate 128 ONTs (usuarios). Eh isto que define a especificacao
(ITU-T) do GPON.

Ja existe a especificacao (ITU-T) do GPON 10Gbps, mas o fato eh que os
fornecedores de chip de GPON 10Gbps ainda nao liberaram a producao por
entenderem que o mercado ainda nao justifica. As projecoes apontavam
para a liberacao dos chips 10G GPON neste ano (2012).

E como praticamente todas as solucoes GPON existentes no mundo sao
baseadas em chips GPON de pouquissimos fornecedores (tal como acontece
com switches L2 e L3), todos os fabricantes, nacionais ou
internacionais, estao praticamente no mesmo barco.

Sobre os custos de fibra, conectorizacao, etc... eles sao referentes a
qualquer solucao FTTH, seja ativa (com switches) ou passiva (GPON ou
GEPON), e de fato eh a grande dificuldade das operadoras hoje. Isto
posto, ja ha varias instalacoes GPON operando no pais (GEPON eh forte
na Asia, de resto eh mais GPON mesmo), de tamanhos diferentes, e os
numeros estao crescendo, embora ainda de forma timida.

Ha tambem WDM-PON, que eh um GPON com WDM. Tambem desenvolvemos no
CPqD ha alguns anos, mas ainda nao ha especificacao ITU-T pra WDM-PON
(pelo menos nao havia quando eu me envolvi nisso, agora pode ter
mudado).

[]s
Marcos