[GTER] Equipamento GPON / GEPON (Resumo)

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Mon Jun 4 15:55:35 -03 2012

Vou Compartilhar a minha experiencia:

Somos um medio provedor do Interior do Nordeste, estamos usando solucao da
Fiberhome, a solucao deles custa 1/3 da solucao nacional mais barata, 1/8
da solucao da Ericsson ( nos vimos todas as solucoes do mercado). Com esse
tipo de coisa não há argumento. Como que eu  técnico posso dizer para a
diretoria, pegue esse valor X e no lugar de voce ativar 3000 clientes com a
Fiberhome, ative somente 1000 com fabricante Y por que tem melhor suporte,
documentacão ou é nacional ?

A Documentacao deles não é boa, mal escrita e não tem nada para baixar,
eles vão te mandando e você vai se virando, mas eles tem se esforcado para
compensar isso, já mandaram aqui 3 levas de técnicos chineses, são muito
prestativos, tenho o contato direto do pessoal de desenvolvimento deles na
china, falo direto com o cara que poe a mão na massa em termos de soft de
gerenciamento,o que eu peco eles fazem. Os chineses sao acostumados a
vender a solucao e operar a rede para voce, por isso eles nao tem muita doc
ou experiencia com o suporte a clientes.

Resumo da ópera, nós temos enfrentado problemas, mas nada que não possa ser
contornado,apesar da diferenca cultural e da lingua( meu inglês não é bom,
o deles é péssimo), a coisa tem andado bem,muito melhor do que eu
imaginava, o nosso gargalo esta sendo treinar pessoal para cabeamento.
Estamos ativando clientes, e eles estão gostando, temos lista de espera
para ativacao.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com