[GTER] Firewall

Michel L. M. B. Perez michelmbperez at gmail.com
Mon Jul 30 17:23:42 -03 2012

Cara,

Aqui na empresa trabalhamos com Cisco (ASA) e Palo Alto, antigamente
trabalhavamos com Fortigate e SonicWall, como todos vocês sabem, um UTM
quando tem todas as suas funcionalidades habilitadas a caixa perde muita
performance. E você sempre tem que comprar um elefante pra matar um
mosquito.

Você tem que observar o que vai habilitar, por exemplo Firewall, VPN IPSEC
e SSL e IPS (se for só isso eu fico com o ASA sou suspeito pra falar),
quando você começa a pensar em outros coisas, além de porta e protocolo,
balanceamento de carga em cima de Links baseado em assinaturas,
visibilidade do que passa pelo seu Firewall, Filtro de conteúdo e Proteção
contra Malwares e etc, no caso do Cisco você vai precisar de uma caixa
maior com algumas placas para habilitar todas essas funcionalidades.

O X da questão é sempre o que você quer fazer? Quanto você tem pra gastar?
Sei que a maioria do pessoal aqui usa FW OpenSource, mas é o que sempre
digo, no OpenSource cada um faz do seu jeito. Se não estiver bem
documentado ou muito bem alinhado com os outros o q  está sendo feito,
depois de um tempo a coisa pode ficar bagunçada.

Não sei qual seu cenário qual sua realidade, qual valor que você tem pra
investir, não to dizendo aqui que OpenSource não presta, as coisa funcionam
e funcionam muito bem. Mas como qualquer outra solução você deve tomar
cuidado.

Espero ter ajudado .

Att.,

--