[GTER] Switch Gerenciavel ou Roteador

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Fri Jul 27 14:13:17 -03 2012

Acho que depende em primeiro lugar de onde esta seu gargalo. Se o gargalo é na Matriz, pode fazer o QoS no firewall dando maior peso pras redes das VPNs desejadas. Se o gargalo é em todo lugar precisa de QoS nas filiais e matriz, claro. Se Firewall ou Switch depende do que seu switch oferece e quanto custa (especialmente em CPU) pra ele fazer isso. Creio que firewall seja mais viável, se for possível nesses concentradores VPN das filiais. Mas se só a matriz tem firewall você não tem muita escolha né? ;-)