[GTER] Rocket GPS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jul 26 17:43:26 -03 2012

> Excelente. Eu andei lendo partes do manual do SwOS e achei bem
> interessante. COmo não conheço o RouterOS, não sei se é possível
> implementar nele o que o SwOS faz. Pelo linhas que enviou, creio que
> não deve ser tão diferente assim.

Essas linhas são de programação do switch-chip que a RB250GS também
tem, só precisa ver se no SwOS eles deixaram isso programável.

> Nas 750GL, em um teste que fiz (baixar uma ISO de 3.7GB), com firewall
> e hotspot ativo, usando 2 ethernets, com 100Mbits/s a CPU foi a 100%.
> Nada de RIP, OSPF. :-)

Para 100 Mbps de roteamento a RB450G/RB750G devem dar... a RB750 ou a
RB750GL não dá.

> Eu tenho acompanhado a capacidade de filtro/organização/nr. de portas
> que tem aparecido nessas RBs. Achei interessante o SwOS (e creio que o
> RouterOS não seja tão diferente) porque pareceu bem simples de
> configurar e bem direcionado (leia-se GUI).

Essa parte de regras do switch-chip no RouterOS não é nem simples nem
intuitiva... já o funcionamento dela como roteador de um uplink só é
simples mesmo.

> No caso da 250GS, só o
> número de portas é que limita a aplicação. Eu estou tentando arrumar
> uma verba para comprar uma RB1000AHx2. Imagino que, com ela, seja
> possível maiores aventuras. :)

Mas a RB1100AHx2 tem grupos de 5 portas que são isolados e dependem da
CPU para conversar, então recai num slowpath... a CPU dela é mediana,
então precisa ver se ela atende.

> O complicador é a "danada" da homologação, mesmo que não seja para provedor.

Porque a sensibilidade a esse ponto ?

Rubens