[GTER] Rocket GPS

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Jul 26 09:16:10 -03 2012

2012/7/24 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>:

> A RB750GL tem uma CPU como a da RB750, então só se aplicaria a
> aplicações de pouco tráfego... já é switching ela é praticamente
> wire-speed.
>
> Um exemplo de regras que fariam com que todas as portas só falassem
> com a CPU já filtrando lixo:
>
>  switch=switch1 ports=ether3,ether4,ether5
> dst-mac-address=00:15:17:41:FA:95/FF:FF:FF:FF:FF:FF mac-protocol=ip
> copy-to-cpu=no
> redirect-to-cpu=no mirror=no new-dst-ports=switch1_cpu
>
> 1 switch=switch1 ports=ether3,ether4,ether5
> dst-mac-address=00:15:17:41:FA:95/FF:FF:FF:FF:FF:FF mac-protocol=arp
> [...]

Rubens,

Excelente. Eu andei lendo partes do manual do SwOS e achei bem
interessante. COmo não conheço o RouterOS, não sei se é possível
implementar nele o que o SwOS faz. Pelo linhas que enviou, creio que
não deve ser tão diferente assim.

Nas 750GL, em um teste que fiz (baixar uma ISO de 3.7GB), com firewall
e hotspot ativo, usando 2 ethernets, com 100Mbits/s a CPU foi a 100%.
Nada de RIP, OSPF. :-)

Eu tenho acompanhado a capacidade de filtro/organização/nr. de portas
que tem aparecido nessas RBs. Achei interessante o SwOS (e creio que o
RouterOS não seja tão diferente) porque pareceu bem simples de
configurar e bem direcionado (leia-se GUI). No caso da 250GS, só o
número de portas é que limita a aplicação. Eu estou tentando arrumar
uma verba para comprar uma RB1000AHx2. Imagino que, com ela, seja
possível maiores aventuras. :)

O complicador é a "danada" da homologação, mesmo que não seja para provedor.

Obrigado.

Cásiso