[GTER] Link de Rádio com pouca visada

Douglas Moraes douglas at plis.com.br
Mon Jul 23 09:46:40 -03 2012

Gustavo,

     Tudo depende de quantos canais de voz vc irá passar. Com um QOS bem
configurado, vc consegue fazer qq coisa. Neste link que dei exemplo, tenho
um iPBX neste local onde consegui 5Mbps de banda. Priorizei a voz neste
canal e já tive picos de 15 chamadas simultâneas sem problemas. Este meu
cliente tem uma filial que fica há 5 km de distância, faço uma repetição do
sinal em 3 km e termino com um enlace feito com uma nanobridge M5, eles não
tem telefone na filiam, usam o canal E1 e VoIP que fica na matriz.
      O que você deve ter em mente é que para uma boa qualidade do audio,
vc não pode ter jitter alto e nem perca de pacotes. Faça as contas de
quantos canais simultâneos de audio você irá precisar e de quanto tráfego
seu sistema necessita. Bem configurado, 5 Mbps pode fazer milagres.
      Além da voz, este cliente esta usando 3 Mbps de internet e alguns
canais RDP. Sem problemas de qualidade.

Att

--
Douglas Moraes