[GTER] Hotspot centralizado

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Sun Jul 22 18:59:46 -03 2012

Em 22/7/2012 17:58, Juliano Primavesi | KingHost escreveu:

> Tem como fazer como no LDAP, onde voce tem um cluster de autenticacao?
>
> Juliano

Bom vamos lá, embora esse assunto já correu varias vezes aqui no GTER, é
sempre bom para reclicar o conhecimento.

Colocar vários equipamentos onde apenas gerencia a conexão e manter um
servidor central com todos os dados de autenticação sobre uma base SQL
permitirá além de resiliência na rede como um todo evitará pontos de
falha únicos, visto que é muito mais viável colocar um servidor SQL
redundante do que colocar vários router gerenciando além do usuário a
conexão.

O melhor que lhe garantirá isso será parecido com o esquema abaixo.

SERVIDOR_BD_AUTH PRI--( PPPoE )--> RB1100(Segmento01)---(QoS)--->Usuario
------|BBone|-------
------|BBone|-------
------||===========>(PPPoE)--->RB1100(Segmento02)----(QoS)---->Usuario
------|BBone|-------
------|BBone|-------
------||===========>(PPPoE)--->RB1100(Segmento03)----(QoS)---->Usuario
------|BBone|-------
------|BBone|-------
------||===========>(PPPoE)--->RB1100(Segmento04)----(QoS)---->Usuario
------|BBone|-------
------|BBone|-------
------||===========>(PPPoE)--->RB1100(Segmento04)----(QoS)---->Usuario
------|BBone|-------
------|BBone|-------
SERVIDOR_BD_AUTH-RED--( PPPoE )--> RB1100(Segmento05)---(QoS)--->Usuario

Acredite qualquer rede onde será uma bridge entre usuário e base de
autenticação é uma rede passível de falha catastrófica onde atingirá
todos os usuários, além de ser mais cara e estará limitada a L2 qualquer
controle em L3 ou superior será um problema.

Fica ai o modo onde rede de provedor deveria seguir, manter o backbone
separado da rede de acesso no mínimo em L3 nos dias atuais até por
questão de segurança é requerimento.

Att.

--
"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador