[GTER] Bloco IP travado?

Juliano Primavesi | KingHost juliano at kinghost.com.br
Mon Jul 2 20:57:46 -03 2012

Ja tive um problema parecido hà anos atrás com uma operadora do
centro-oeste.

Pode ter ocorrido loop entre as operadoras/provedores. Para evitar esse
tipo de problema, sugiro anunciar os blocos /24 com a community
"no-export", e anunciar blocos /23 para os provedores exportarem
universalmente.

Assim o provedor vai sempre saber que a rota mais próxima para ele
chegar a você é através da community no-export.

Outra community boa de se explorar é no-advertise (onde o roteador que
recebe essa rota, nao anuncia para ninguem mais alem dele), mas ele
saberá para qual roteador entregar o tráfego se dois ou mais roteadores
seus conectarem-se a ele simultaneamente.

Em quagga/cisco, basta dar um set community no-export na route-map de
saída (out)

No juniper, basta criar a community na policy-options e usar ela:

set policy-options community no-export members no-export;
set policy-options policy-statement Anuncia_Provedor term 50 then
community set no-export

Em Mikrotik, nao sei como faz.

Juliano