[GTER] Bloco IP travado?

MrGuga mrguga at gmail.com
Mon Jul 2 14:48:08 -03 2012

Boa tarde pessoal,

Gostaria de saber se alguém já passou por situação semelhante e conhece uma
maneira de evitar reincidência:

Temos 2 provedores (A e B), 1 bloco /22 (C) dividido em 4 blocos /24 (D, E,
F e G).
Com o provedor B temos dois links (cada um com sua sessão BGP, em routers
separados na minha ponta)
No provedor A publicamos o C/22, D/24 e F/24.
No provedor B publicamos o C/22, E/24 e G/24 pelo link 1, e C/22, D/24 e
F/24 pelo link 2. Ou seja, provedor B tem todos os meus subblocos.
Creio que até aqui fizemos o melhor possível para que caso percamos um dos
links tenhamos redundância de tudo. Ainda no mes passado houve uma
ocorrencia no provedor B e vimos o tráfego comutar todo para o provedor A
como esperado.

No entanto, semana passa meu provedor B teve outra ocorrência onde perdi o
link 2, e a sessão bgp do link 1 estava down (ficou em Active). Ao invés de
haver um withdraw do meu bloco E/24 e o trafego ser direcionado ao C/22 do
provedor A, meu provedor B aparentemente continuou publicando o bloco E/24,
mesmo sem ter conectividade bgp comigo. Acabou que perdi todo o tráfego
desse bloco até que publiquei ele no provedor A (e ainda assim não
recuperei totalmente pois algumas rotas ainda eram mais curtas pelo
provedor B).

Alguém saberia dizer se já observou comportamento semelhante com seus
provedores, se há alguma explicação plausível para o ocorrido, e se tem
alguma maneira de evitar que isso aconteça novamente?

Será que foi rota/publicação estática? Travou o roteador deles? Mancada
operacional?

Claro, ao que tudo indica a solução mais eficaz é trocar de provedor, mas
antes de chegar nos finalmentes creio que podemos explorar tecnicamente o
problema e quem sabe até aprender um pouco mais sobre o assunto.

Agradeço as contribuições.

Luis Gustavo.