[GTER] FreeBSD+BGP

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Jan 23 18:17:49 -02 2012

On Jan 23, 2012, at 11:07 AM, Edinilson - ATINET wrote:

> No Freebsd voce irá rodar isto sem maiores problemas com as motherboards e
> processadores atuais.
> E olha que eu ainda estou usando Quagga... no Openbgp a performance é
> melhor...
>
> obs: Utilize placas de rede da Intel PCIe. Nao queira economizar neste
> quesito pois será justamente o seu "calcanhar de Aquiles".
>
> Edinilson
> ATINET
> Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
> http://www.atinet.com.br

Edinilson,

Na verdade o uso do quagga ou do openbgpd não altera em nada a performance de forwarding do FreeBSD.

O openbgpd faz melhor uso da memória e acaba consumindo menos CPU do sistema também, mas isso são suas únicas diferenças (fora a documentação e a integração com o restante do sistema, como no caso do pf).

Mas como qualquer serviço BGP, ele só alimenta a tabela de rotas do FreeBSD e o próprio sistema faz o roteamento sem qualquer interferencia (ou mesmo conhecimento) por parte do serviço de BGP.

São duas coisas diferentes, um serviço que alimenta as rotas do sistema e o sistema em sí que faz todo o trabalho de roteamento.

Att.,
Luiz