[GTER] SOPA e PIPA

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jan 23 10:52:03 -02 2012

2012/1/22 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>:
> Saudações,
> Estive lendo recentemente o projeto de lei SOPA do congresso americano onde
> um fator me chamou atenção.
> Ele permite que o EUA desative um site mesmo paises estrangeiros, no caso
> como eles desativariam tal site utilizando DNS ou através de Black Role no
> BGP ?
> É apenas uma curiosidade que surgiu !!
> Quem poder me esclarecer a duvida desde já agradeço !!!

Esses projetos de lei tiveram diversas versões antes de seu
arquivamento, mas as que duraram mais tempo previam que os operadores
americanos de DNS recursivos (provedores de acesso, Google/OpenDNS
etc.) iriam colocar informações falsamente autoritativas para
redirecionamento de sites alegadamente piratas. Junte isso ao fato de
que muitos registrars e registries são baseados nos EUA (o que daria
possibilidade de suspender muitos dos 200+ milhões de domínios hoje em
atividade) e a possibilidade de responsabilizar índices e agregadores
de conteúdo pelos prejuízos, e a Internet iria direto para a idade das
trevas.

Os citados root-servers provavelmente não fossem envolvidos, pois eles
são pontos muito sensíveis da diplomacia internacional; dos 13
operadores 3 não são organizações ou empresas americanas (Autonomica
da Suécia, RIPE da Holanda e WIDE do Japão), e poderiam deixar de
seguir a edição da raiz feita pela ICANN se o governo americano
fizesse algo nesse sentido. A localização dos servidores em si não faz
diferença, pois os servidores da ISC e da ICANN que estão no Brasil
seriam afetados por ordens judiciais emitidas contra ISC e ICANN nos
EUA.
(Em tempo: temos também uma cópia de um servidor-raiz da Autonomica em
Porto Alegre, e acho que uma cópia dos outros servidores
não-americanos também viria a calhar).

Rubens