[GTER] [2DE-16A8542E-04E4] Conectar 2 cabos de fibra

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Jan 17 14:22:05 -02 2012

On 17-01-2012 13:45, noc.rodrigo.araujo at itmnetworks.com.br wrote:
> [...]
> 10o. andar e a operadora nao entrega no nosso andar.
>
> entao nao posso emendar a fibra existente pq vai gerar problemas com
> a operadora, preciso conectar esta fibra existente na fibra que esta
> vindo do 10o. andar para mover os equipamentos do terreo para o 10o.
> andar por questoes termicas e de segurança
>
> existe algum tipo de conector ou emenda para eu ligar estas 2 fibras
> ?
>
> seria uma "emenda" utilizando algum tipo de conector ou hardware,
> nao posso utilizar fusao pq nao posso alterar o conector entregue

Sim, existe.  É utilizado em DIOs com terminação via pigtail.  Trata-se
de um conector passivo fêmea-fêmea, que alinha os ferrules de dois
conectores macho.  É uma peça de plástico, com um anel de metal (ruim)
ou cerâmica (bom) de alta precisão que faz o alinhamento dos ferrules.
Compre da melhor qualidade que encontrar, e evite o genérico.

Precisa saber exatamente qual conector a operadora colocou, e o tipo de
polimento.  Normalmente, azul implica polimento PC ou SPC, e verde
implica em polimento APC.  Coloque o mesmo tipo de conector na sua fibra.

Operadoras tipicamente usam conectores SC (quadrado) com polimento APC
(verde).

> vai funcionar a 100Mbps.

Use conectores da melhor qualidade possível para diminuir as perdas de
inserção, e evite usar polimento PC.  Se precisar de polimento PC, use
polimento SPC ou UPC no lugar do PC.

E *sempre* limpe os conectores antes de conectá-los (usando lenço de
papel ultra-mega-premium-absurdamente-macio e álcool isopropílico).
Cuidado ao limpar, a sujeira danifica o conector, mas a tentativa de
limpar da forma errada, também danifica.  JAMAIS use algodão.

Só que esse teu arranjo com a operadora está esquisito, a
responsabilidade dela não está indo até o ativo de rede de demarcação, e
isso pode te causar aborrecimento se o enlace óptico ficar marginal.
Eles podem alegar que é problema seu se não existir potência óptica
suficiente para subir até o 10º andar.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.