[GTER] Wi-Fi com Mikrotik

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Tue Jan 10 17:28:53 -02 2012

2012/1/10 Diego Mickael Morandini <diego at emtectelecom.com.br>:

> Mikrotik é muito mais do que um simples AP, tem mais funções,
> protoclos de roteamento, etc, mas acho que não seria tão prático
> quanto essa solução para este caso.

É justamente a flexibilidade do Mikrotik que me agrada. Não quero uma
solução que seja engessada em um software, que só roda numa plataforma,
etc. Isso é uma confusão na certa a longo prazo.

Mesmo que o Mikrotik não possa ser gerenciado de forma centralizada, o
fato de sua configuração ser "scriptada" facilita bastante o
crescimento.

A ideia é usar tudo em bridge e ter um roteador atuando como portal de
autenticação, por exemplo, trabalho que poderia ser feito por um RB1100
ou até por um servidor x86 rodando Mikrotik ou qualquer outra coisa que
faça isso.

Minha necessidade com VLANs é que vou precisar de dois ESSIDs nesse
ambiente. Já faço isso tranquilamente com outras soluções.

Sds.

--
MARLON DUTRA
Propus